[Resenha Premiada] Vango – Timothée de Fombelle

Salvar a pele e, ao mesmo tempo, descobrir a própria identidade. Este é o grande desafio de Vango. Este rapaz órfão de 19 anos desconhece sua origem assim como desconhece a motivação do franco atirador que, além da polícia, está em seu encalço. Deparamo-nos com Vango na solenidade em que ele e outros seminaristas seriam ordenados padres na suntuosa catedral de Notre-Dame, em Paris. O assassinato do padre Jean, seu protetor, desencadeia a perseguição ao rapaz, que empreende uma fuga espetacular ao escalar nada menos do que os famosos vitrais da catedral. O fracasso em não ter sido ordenado padre deixa nosso herói arrasado, mas a jovem Ethel fica bem feliz. É ela quem vai ajudar Vango a provar sua inocência e descobrir sua identidade. Também fazem parte da saga outros personagens marcados por vidas cheias de segredos, como Mademoiselle, a Senhora Poliglota e sem memória com quem Vango é salvo do naufrágio na costa da Sicília aos três anos de idade e Hugo Eckner, personagem verídico, comandante alemão do Graf Zepelin, esse grande dirigível que fascinou o mundo nas primeiras décadas do século XX. Outras personalidades incorporadas à história são Joseph Stalin, sua filha Svetlana e Adolf Hitler.


Subtítulo: Entre o céu e a terra

Editora Melhoramentos/ Juvenil/ 360 páginas/ Skoob


Vango não sabe nada sobre seu passado, apenas que foi encontrado junto com sua cuidadora nessa ilha, e que sempre se sentiu observado. Já mais velho, ao tentar se tornar padre, foi impedido por uma perseguição em que o acusavam de algo que ele não era culpado. Assim, a partir daquele fracasso na frente da Catedral de Notre-Dame, acompanhamos Vango em uma fuga frenética, em que ele decide descobrir mais sobre si mesmo, e entender porque ele é perseguido desde que se entende por gente. A história de Vango é complexa e envolve muito mais entrelinhas do que o leitor pode imaginar inicialmente, de forma que não posso dar mais informações sobre a história.

Vango é um personagem cativante. Sua vida no meio da natureza lhe deu habilidades singulares, como escalar em grandes altitudes sem equipamento, e a capacidade de compreender alguns animais. E isso se torna contrastante com a situação em que ele se envolve, afinal, quem é esse menino que acaba mobilizando tantas forças atrás dele? Por que o estão perseguindo? E qual sua relação com o que está acontecendo no mundo?

E nesse quesito, posso dizer que esse livro também foi uma aula de história. Enquanto acompanhamos a fuga de Vango, entramos em contato com um contexto histórico dominado pelo nazismo. Conhecemos personagens que realmente existiram, e cada um deles está reagindo de forma diferente às exigências do exército nazista.

Então temos Vango no meio dessa confusão que é a vida dele, e temos o mundo, no meio da confusão que é o prelúdio da 2ª Guerra Mundial, e temos essa linha tênue, que dá a sensação de que as duas coisas estão ligadas… Mas seria possível que esse menino tenha ligação com algo tão grandioso?

Infelizmente esse é o primeiro volume, então nem eu tenho essa resposta. Mas digo que a leitura foi rápida e envolvente! E ao final, porque o livro é lindo e completo, temos informações técnicas sobre todos os personagens e fatos históricos citados, de forma que, se você for como eu e tiver certa dificuldade em história, poderá se contextualizar e ainda reconhecê-los em fotos!

Claro que eu indico, e já estou mandando um e-mail para a Melhoramentos pedindo o próximo!

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=T-t9IpPgjvI&w=320&h=266]

E porque eu faço promessa e cumpro, tem promoção, sim senhor! Quer ganhar o livro e esse kit de marcadores? =]

a Rafflecopter giveaway//widget-prime.rafflecopter.com/launch.js

  • Achei a proposta desse livro bem interessante, uma pena ficar várias questões para serem respondidas no próximo volume.

    [Reply]

  • Já tive oportunidade de ler esse livro mais acabou que deixei ele de lado, não tinha lido nada ainda sobre ele então só pela sinopse eu não me interessei.
    Não tenho certeza ainda se eu ia gosta da leitura dele, mais depois da resenha fiquei curiosa então talvez eu leia ^-^

    [Reply]

  • Nunca li nenhum livro da Melhoramentos, mas desde que vi comentando sobre esse, fiquei interessada.
    Gosto dessa mistura de ficção com personagens reais porque dá um ar maior de “realidade” ao enredo e você aprende um pouco sobre história e etc nesse contexto (eu sou do tipo que vou lendo e pesquisando para tirar as dúvidas).
    Parece ser um livro bem envolvente e com muita ação. A capa é um espetáculo a parte.
    Participando!!!!
    jaque_borchardt@hotmail.com

    [Reply]

  • Eu vi algumas resenhas desse livro que gostei muito, achei bem interessante o enredo, eu tenho dificuldade em historia…. hahahahaha então seria uma boa pra mim *-*
    Já marquei como desejado esse livro e espero poder ler em breve pra tirar minhas próprias conclusões
    Douglas Fernandes
    douglas_bouvier@yahoo.com.br

    [Reply]