[Resenha] Uma Razão Para Respirar – Rebecca Donovan

Na cidade de Weslyn, Connecticut, onda a maioria das pessoas se preocupa em ver e ser vista, Emma Thomas preferia não ser percebida de forma alguma. Ela está mais preocupada em fingir perfeição enquanto puxa as mangas da blusa para baixo para esconder as marcas roxas, não querendo que ninguém perceba quão longe da perfeição ela realmente está. Sem esperar, ela encontra o amor. O amor a desafia a reconhecer seu valor, mas correndo o risco de revelar o terrível segredo que esconde. O livro “Uma razão para respirar” é eletrizante da primeira à última página; uma história ímpar sobre mudança, crueldade inesperada e uma garota se agarrando à frágil esperança. Uma Razão para respirar não é só um romance é um livro que aborda a violência doméstica e todos os dilemas que as crianças e adolescentes que passam por isso precisam enfrentar. A personagem principal vive esta realidade e tenta tornar-se invisível para que as pessoas a sua volta não a percebam. E por meio da amizade e amor ela tenta superar cada dia doloroso até que consiga escapar desta rotina. Uma história forte, emocionante, dura, real, meiga, triste e doce ao mesmo tempo, que vai mexer com os sentimentos do leitor. Uma leitura envolvente do inicio ao fim.

Editora Pandorga / New Adulto / 496 páginas / Skoob 

Emma Thomas é uma garota bonita, aparentemente reservada, que foi morar com seu tio George – irmão do seu pai, a mulher dele Carol e seus priminhos após o falecimento do seu pai e o abandono de sua mãe. O que aparentemente parecia ser uma família comum, existiam segredos por trás das portas. Emma sofre frequentemente com as agressões físicas e psicológicas vinda de Carol, sua tia, por não aceita-la, acreditando que ela atrapalharia seu casamento e sua família e seu tio por sua vez, simplesmente dava as costas para a situação, não interferindo e fingindo não ver o que acontecia ali.

O livro é intenso e realista, onde Emma Thomas demonstra seus medos e anseios, sua busca incessantemente de sobreviver, cumprindo com suas obrigações e se ocupando com atividades como forma de fuga, tendo como apoio sua amiga de colégio Sara do qual compartilha os acontecimentos, porém com certa limitação. 

Emma procura ser invisível no colégio a mais recatada da sala, seus anseios a impediam de se socializar, tentando esconder os hematomas, sentimentos, dores e marcas de agressões, com uma unica preocupação, proteger seus primos, de uma possível denuncia que pudesse desestruturar a família de seu tio. Mas Evan Matthews, o novo aluno da turma, passa a observa-la como nunca ninguém a observou e com isso Emma não resiste a forma que com que Evan a trata, procurando sua atenção e demonstrando afetividade, conseguindo assim ter uma razão para respirar.

Uma Razão Para Respirar - Rebecca Donovan

A trilogia é composta por Uma razão para respirar, Quase sem respirar e Eu escolhi respirar, todos os livros lançados pela Editora Pandorga, escrito por Rebecca Donovan, autora da lista USA Today Bestselling com a aclamada trilogia. Estou ansiosa para ler os próximos para fazer a resenha para vocês, pois da forma que o primeiro livro terminou já me deixou extremamente curiosa para continuar a leitura.

O livro “Uma razão para respirar” monstra uma realidade que infelizmente são existentes do qual ouvimos nos noticiários. Com certeza existem diversas “Emma’s” que passam por essas situações diariamente, que é a violência doméstica. Se formos parar para pensar, provavelmente já devemos ter esbarrado com pelo menos uma em nossas vidas, porém não tenhamos conhecimento porque uma das tendencias da pessoa que sofre agressões é ocultar o fato e ter dificuldade para estabelecer vinculo, como consequência dos maus tratos.

É um livro surpreendente que conta uma história de amor, amizade e superação, que eu recomendaria.

  • thalita

    Amei a resenha 🙂

    [Reply]

  • Priscilla Moitinho

    Olá Thalita, que bom que gostou. Fico feliz.
    Em breve irei escrever a resenha da continuação.

    Abraço

    [Reply]

  • Adorei a resenha. Já queria ler o livro. Deixou-me mais com vontade ainda!

    [Reply]

  • I stayed intimated this specific website in my personal cousin. I am not sure whether this particular stationed is located published by him since no one as well experience like factored concerning my thought. That you are brilliant!

    [Reply]